◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙
◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙ CRIANDO-CALCULOS ◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙
◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙◙
Ao se criar um personagem deve-se elaborar todos os dados referentes ao mesmo, começando-se pelas características básicas: nome, idade, aparência e personalidade. Recomenda-se, no entanto, que esses dados sejam decididos depois que a ficha de personagem esteja completamente preenchida, para que, ao se descrever o personagem, possa escolher características que sejam compatíveis com os dados presentes na ficha.A história deve conter "vestigios" que possam explicar atributos,vantagens e desvantagens.
◘ Definição dos Atributos.
Na criação de personagem, cada jogador receberá 20 pontos,e usara os pontos para distribuir entre todos os atributos,seguindo as seguintes regras:
• Ao aumentar-se o valor de um atributo, para cada ponto aumentado, gasta-se 1 ponto dos 20 iniciais.
• No início do jogo, o nível máximo que um personagem pode ter em um atributo é 3.
• Fazendo a subtração do atributo com o maior valor e o menor valor o resultado não pode ser nunca maior que 4. isso vale para o jogo inteiro.
• Atributos acima desse nível só poderão ser conseguidos através de pontos de experiência no decorrer do jogo.
Após a definição desses atributos, realiza-se o cálculo da vitalidade e da Alma. A Vitalidade é calculada, principalmente, através do Vigor do personagem, mas também recebendo acréscimos provenientes da Força e Espirito,seguindo a seguinte fórmula:
◘ Vitalidade:
| Vigor I Calculo
0~~1 → Vigor*2+Força+Espirito/2 +5
2~~3 → Vigor*2+Força+Espirito/2 +8
4~~5 → Vigor*2+Força+Espirito/2 +11
6~~7 → Vigor*2+Força+Espirito/2 +14
8~~9 → Vigor*2+Força+Espirito/2+17
10~~11 → Vigor*2+Força+Espirito/2 +20
E assim por diante.
◘ Alma:
•Já a alma é dependente direto do Espírito, mas possuindo sua fórmula de cálculo determinada pelo Vigor, merecendo, por isso, atenção especial. Entende-se que, à medida que o personagem treina seu corpo e sua habilidade de controle de alma vai também adquirindo maior disposição para retê-lo em seu corpo. Desse modo, a fórmula para cálculo de alma é variável, tomando-se como base o Vigor e o Espírito:
Espirito I Calculo
0~~1 → Espirito*2+vigor/2+Inteligencia/3+5
2~~3 → Espirito*2+vigor/2+Inteligencia/3+8
4~~5 → Espirito*2+vigor/2+Inteligencia/3+11
6~~7 → Espirito*2+vigor/2+Inteligencia/2+14
8~~9 → Espirito*2+vigor/2+Inteligencia+17
10~~11→Espirito*2+vigor/2+Inteligencia+20
E assim por diante.
◘ Aptdão:
A aptdão representa as capacidades que somente os personagens possuem e que foram adquiridas através de duro treinamento. As Aptdões são:Shokakyu,Hakoru,Hazero,Shincro. que representam o nível de capacidade que o personagem possui sobre esses tipos de técnica. O nível que o personagem possuirá na aptdão dependerá principalmente dos níveis dos atributos que o mesmo possuir, pois cada atributo interfere de maneira diferente em determinada aptdão. Cada aptdão possui relacionada a ela um atributo primário, que interfere de maneira mais substancial.
•Ataque:Força+Dextreza/2+Agilidade/3
•Bloqueio:Vigor+Força/2+Percepção/3
•Velocidade:Agilidade+Vigor/2+Força/3
•Fluxo De Poder:Epirito+Inteligencia/2+Força De Vontade/3
◘ Aptdão Com Alma
•Shokakyu :[Ataque/2]
•Hakoru :[Bloqueio/2]
•Hazero :[Velocidade/2]
•Shincro :[Fluxo de Poder/2]
(Os calculos são arredondados para baixo,e minimo é 1)
◘ Habilidades Básicas
São as habilidades básicas de qualquer personagem, por menor que seja a sua graduação. As habilidades básicas servem principalmente para evitar o uso desnecessário de alma(realizar um teste de escapar em vez de usar a alma para arrebentar ou para desatar cordas muito mal amarradas) e também para fornecer o conhecimento mínimo necessário para aprender determinadas magias.
◘ Aquisição das Habilidades Básicas
Na criação de personagem, o jogador deverá escolher em quais categorias o seu personagem é mais habilidoso e em quais ele possui menos capacidade. Todo personagem possui nível inicial zero em todas as habilidades básicas.Dentre as seis categorias (Conhecimentos, Talentos, Combate, Subterfúgio, Influência e Geral) o jogador deverá distribuir 40 pontos nas habilidades que melhor lhe convier, gastando 1 ponto para cada 1 nível da habilidade. A distribuição dos pontos de habilidades básicas deverá ser feita com muita cautela, pois essa etapa determinará as futuras limitações e perícias do personagem ao longo do jogo.Caso determinada habilidade não seja comprada, permanecerá no nível zero. A depender da habilidade, muitas vezes o personagem não terá direito nem a teste caso não possua pelo menos nível 1 na mesma, como é o caso das habilidades restritas, que serão explicadas posteriormente.
◘ O Limitante da Habilidade
No quadro de habilidades básicas, ao lado de cada habilidade há um atributo. Esse atributo é o limitante da habilidade. Como o próprio nome sugere, o limitante indica o nível máximo que o personagem poderá possuir na respectiva habilidade (se um personagem possui nível 3 no atributo Carisma, ele só poderá possuir a habilidade básica Intimidação até no máximo nível 3).
◘ Habilidades Restritas e Semi-Restritas
Existem habilidades que não são ensinadas livremente e, portanto, não podem ser compradas na criação de personagem. Para consegui-las, o personagem deve, no decorrer do jogo, encontrar algum tutor que a domine e utilizar todo o seu poder de persuasão para convencê-lo a ensinar-lhe. As habilidades restritas estão marcadas com X X na tabela anterior e, obviamente, na ficha de personagem. Como são perícias muitas vezes raras, o mestre deverá pensar muito antes de colocar no jogo um NPC que possa possuí-las.Há também algumas habilidades com possuem somente X como marca. Essas são habilidades semi-restritas, que não precisam de um tutor para serem ensinadas e podem ser adquiridas normalmente na criação de personagem,mas deverão sim ser explicadas na historia ja que as mesmas tambem não sao ensinadas livremente a todos. Outro diferencial das habilidades restritas semi-restritas é que os personagens não podem utilizar esta habilidade, a menos que tenha, pelo menos, nível 1 nas mesmas. Exemplo: personagens que não possuam pelo menos nível 1 na habilidade semi-restrita Natação não sabem nadar e por esse motivo não têm direito a testes. Mas não há problema algum caso esses mesmos personagens queiram praticar sozinhos até aprenderem a nadar, ganhando então o direto de comprar essa habilidade com pontos de experiência.
É importante observar que o fato da habilidade ser semi-restrita não absolve o personagem de treinamento para conseguir utilizá-la, caso queira adquiri-la durante o jogo. Afinal, uma pessoa que não saiba nadar, por exemplo, não aprende isso de uma hora para outra. O fato de uma habilidade ser semi-restrita implica a não obrigação de se possuir um mestre para aprendê-la e a possibilidade de comprá-la na criação de personagem.
◘ Caracterização de Personagem-Qualidades e Defeitos
Esta parte do processo de criação de personagem é a que irá indicar a base da personalidade e jeito de ser de um personagem, assim como quais são suas habilidades mais importantes. Todo jogador recebe 10 pontos para serem gastos em caracterização, sendo que jogadores que possuem um personagem que não é um escolhido receberá 15 em vez de 10. Estes pontos de caracterização poderão ser gastos ou aumentados através da obtenção de características positivas ou negativas (qualidades e defeitos), sempre seguindo o seguinte sistema:
• Cada característica possui um determinado valor, expresso através de um número entre parênteses logo após o nome da característica.
• Sempre que se compra uma qualidade, o jogador gasta pontos iguais ao valor da característica.
• Sempre que se adquiri um defeito o jogador ganha pontos iguais ao valor da característica.
• O jogador não poderá ganhar mais do que 5 pontos extras através da obtenção de defeitos, totalizando máximo de 15 pontos, para personagens escolhidos, e 20 pontos, para personagens não escolhidos.
• Os jogadores não podem adquirir qualidades e defeitos contrários ou coisas similares, de forma que um anule o outro.
O jogador não é obrigado a gastar todos os seus pontos de caracterização em qualidades ou defeitos. Caso sobrem pontos, estes poderão ser utilizados para aumentar atributos ou habilidades básicas Caso o jogador deseje aumentar algum atributo ou habilidade básica, deverá conversar com o mestre para obter sua aprovação.
Há algumas características marcadas com o símbolo X. Estas são Características Restritas e só podem ser compradas por personagens não escolhidos. Mesmo com essa bonificação, personagens não escolhidos só podem possuir o máximo de duas características restritas simultaneamente. O jogador não precisa gastar todos os pontos de caracterização,mas esses pontos não seram acumulados para uso posterior, dependendo da situação é possivelusar-se destes pontos extras em utras partesda ficha, mas com a concientização e aprovação do mestre..
Nenhum comentário:
Postar um comentário